Egipto - Dia 4

O dia começou cedo, para não variar! Entre levantar o rabo da cama, e tomar o pequeno almoço, o despertador tinha sempre que ser posto com bastante antecedência, o que também nos fez dormir pouco (eu e o Francisco deitamos sempre muito tarde)!
Lá fomos nós pela manhã (o sol ainda estava a nascer), visitar o templo de Edfu! Que coisa ENORME! E para além de ser enorme, mais uma vez estava cheia de gatos.
Este templo era bastante curioso, porque era basicamente uma pirâmide deitada, onde a zona mais portante, onde estava guardada a barca sagrada(nós vimos uma réplica da barca, porque a original está no museu britânico em Londres). Nós podíamos constatar que o templo era realmente uma pirâmide deitada porque o chão ia sendo cada vez mais inclinado e o tecto cada vez mais baixo. Este templo estava bastante bem conservado. Infelizmente o pátio deste templo encontrava-se encerrado.
Com esta visita ao templo de Edfu já a manhã se tinha passado, e lá fomos nós para o cruzeiro para comer mais uma refeição da maravilhosa comida egípcia! Claro que ali tempo para descansar era chinês (eu e o Francisco chegámos à conclusão que os egípcios não dormem!). E de barriga quase vazia lá fomos nós rumo ao templo de Karnak, antiga Tebas! A maqueta à entrada do templo fazia prever algo enorme, incluindo um lago (o lago sagrado) dentro do próprio templo. Posso dizer que foi um dos templos que mais gostei no Egipto (sem contar com Abu Simbel). Este templo para além de ENORME, ainda estava ligado pela Avenida das Esfinges, uma avenida com 12km de esfinges, ao templo de Luxor. Este templo como já referi era enorme! E aqui vimos obeliscos acabados :P que diga-se de passagem são bem mais bonitos que o inacabado!
Foi neste templo que eu soube que não havia ice tea no Egipto, que o pouco que havia era caro e era importado de Itália, porque eles lá não fabricam. O que fez com que passa-se o resto da viagem a beber água ou coca cola ( Eu passei 14 dias sem Ice Tea :-o)
De seguida fomos a uma ourivesaria XPTO, buscar a pulseira com hieróglifos gravados a formar o meu nome que o Francisco pediu para mim. Nesta altura ficámos também interessados em fazer anéis com os nossos nomes, e pronto, mais uma encomenda, 2 anéis um com o nome Sara e outro com o nome Francisco. Nesta ourivesaria, no piso inferior, comprámos 2 copos de beber chá (tipo os do tuareg), e um quadro de Abu Simbel, e ainda regateamos para ter um desconto! (e fomos bem sucedidos). Nesta ourivesaria encontrámos coisas que tínhamos comprados para trás, e que saímos de lá a achar que tínhamos feito grande regateio, mas como a ourivesaria tinha preços fixos, chegámos à conclusão que de todas as vezes saímos a perder, e o Francisco ainda acrescentou "Os egípcios ganham sempre!".
A seguir à fomos jantar, mais uma vez comida Egípcia. Eu já não podia ver aquilo à frente, todas as refeições era a mesma coisa, depois de um dia exaustivo e de muita fome acumulada, quando chegava à sala de jantar e via o que havia o apetite ia-se embora quase instantaneamente, sobrava algum espaço no meu estômago para uma coca-cola e um bocado de arroz.
E deixámos nós o cruzeiro mais uma vez para ir consumir as calorias da coca-cola com a visita ao templo de Luxor de noite!(ESPECTACULAR)! Podemos também ver mais de perto a avenida das esfinges (digo mais de perto, porque esta avenida encontra-se fechada para obras, para encontrar as esfinges que faltam).
E pronto lá regressámos nós ao cruzeiro ao fim de mais um dia MUITO completo. E à noite eu não tinha sono e decidi procurar crocodilos no Nilo com as lanternas que levámos! Pareceu-nos ver alguns, mas não temos a certeza. E quando perguntámos ao guia se havia crocodilos no Nilo ele disse que não...Por isso, fica a dúvida!

0 comentários:

Enviar um comentário


up