Egipto - Dia 7

Desde que voltei do Egipto, tenho MUITA coisa em atraso, e por isso o blog tem ficado um pouco para trás.

No nosso 7º dia no Egipto (a esta altura parecia que estávamos lá à uma eternidade, pois os nossos dias eram infinitamente grandes!), tínhamos uma excursão (também paga à parte), agendada a Memphis e Sakara, e depois à noite tínhamos também uma excursão (também paga à parte), que se chamava Cairo at night.

Vamos começar pelo inicio.

De manhã o despertador tocou, e eu como já estava KO nem ouvi. Resultado, mais uma vez chegámos atrasados, mas este guia era mais fiche e apesar de atrasados ainda nos deixou comer qualquer coisa. Neste dia aquele casal de Portugueses que nos infernizou a vida já tinha ido embora, por isso fizemos a excursão a Memphis e Saqqara com um casal de portugueses muito fiche, o Pedro e a Rita, um casal 5*. Eles estavam em lua de mel e já estavam no Egipto à 19 dias! Iam-se embora no dia seguinte.

Começamos então por visitar Memphis, onde podemos ver uma estátua gigante do faraó Ramsés II (irmão do Moisés). A estátua era Gigante, e de tão gigante que era, o museu foi construído com a estátua lá dentro, porque não dava para passar a estátua depois do museu estar construído. O guia também nos explicou que a múmia deste faraó era muito branca, pensa-se que o motivo tem haver com o mar vermelho ter sido fechado em cima dele (para quem não sabe a história que veja o filme, "O príncipe do Egipto"), vimos depois o pátio do museu, que era bastante agradável e onde estavam expostos mais estátuas e esfinges do faraó.

Seguimos depois para Saqqara, onde podemos ver uma das primeiras pirâmides construídas pelos Egípcios (não se parece NADA com uma pirâmide!!!). Esta foi a única Pirâmide que visitamos por dentro, e não me arrependi de não ter visitado as outras, porque as pirâmides actualmente já não têm nada lá dentro, e é muito difícil entrar, é muito apertado, temos que andar todos dobrados,etc. Foi a sair desta pirâmide que o Francisco riscou um bocado o relógio dele, e ficou muito triste (apesar daquilo não se notar muito, mas como o relógio tinha sido comprado uns dias antes de irmos para o Egipto...). Visitamos também um túmulo funerário, onde não era permitido tirar fotos, por isso não tenho fotos.. Este túmulo funerário se não estou em erro era da Rainha Nebet (não tenho a certeza).

Fomos depois ver a Pirâmide Escalonada, e podemos ver lá ao fundo a pirâmide de Dashur (A pirâmide lá ao fundooooooooooo).

Havia muitos cães naquela zona, cheios de sede e muito magros. Tive imensa pena :(

A Rita viu os nossos anéis meu e do Francisco, e ficou interessada! Perguntou ao guia aonde é que podia arranjar um daqueles para ela. O guia levou-nos antes de almoço à Fábrica da Marca( era a mesma fábrica que tinha feito os nossos anéis em Luxor), e o guia ao olhar para o anel do Francisco descobriu que tinha um erro, o que estava realmente escrito no anel não era Francisco, mas sim FrancisTo. Por isso fizeram-lhe um anel novo, correctamente. O guia contou-nos também que uma vez se enganaram e em vez de escreverem "Bruna", escreveram "Bruta". Os anéis ficaram a fazer enquanto fomos almoçar e fazer o resto da excursão. O almoço estava incluído por isso mais uma vez comemos comida Egípcia ( Va lá que o jantar do dia Anterior tinha sido bom:P). O tal casal de Portugueses estavam a dizer que já estavam completamente fartos daquela comida (e eu e o Francisco bem que podemos imaginar o quanto eles não estariam fartos, se até nós já estávamos).

A seguir ao almoço a excursão continuou e fomos ver a mesquita de Alabastro, apesar de eu ir de calções nesse dia, como já sabia da visita à mesquita levei uma saia de praia comprida para enrolar à volta das pernas. E lá fomos nós, descalços! Mas quando a gaja que estava a deixar as pessoas passar viu uma pontinha da minha perna (na zona onde estava o nó), já não me queria deixar entrar assim, e queria-me emprestam lá uma das saias mal cheirosas que emprestam às turistas, mas safei-me e lá fui assim, no entanto tentei ter o máximo de cuidado, apesar de me ter parecido que aquela mesquita tinha simplesmente fins turísticos, não era como a que vimos em Alexandria, porque eu não vi ninguém a rezar. A mesquita era muito grande e muito bonita!!! e sabia mesmo bem andar descalço no chão de mármore com o calor que estava( mesmo no interior da mesquita o chão é alcatifado, mas a mesquita tem um pátio). Saídos da mesquita fomos ver o miradouro sobre a cidade! Achei tudo aquilo muito bonito! Recomendo esta excursão sem dúvida! Já agora a mesquita tem o nome que tem porque as cúpulas exteriores da mesquita são feitas em Alabastro.

Depois desta visita à mesquita (a zona onde a mesquita está inserida chama-se cidadela, pois tem como objectivo a vigia de 3 cidades), deixaram-nos no hotel para descansarmos duas horinhas, nós ainda pensámos em aproveitar este tempo para ir à piscina (nesta altura do campeonato ainda não tinhamos posto o dedinho na piscina do hotel),mas quando caímos na cama o sono foi mais forte. Quando acordámos estávamos atrasados fizemos tudo à pressa que deixámos grande parte do dinheiro no hotel! E para piorar a situação iamos jantar com a excursão (ou seja bebidas não incluídas e caríssimas), e a excursão era exactamente ao mercado do Cairo ( Khan El-Khalili), e nós quase sem dinheiro! Antes de chegarmos ao mercado visitamos ainda umas três mesquitas, como era de noite, eu já ia de calças, por isso tive o grande problema resolvido! Quando chegámos ao mercado, começamos novamente a ser perseguidos por vendedores, mas não com o exagero que fomos anteriormente nas pirâmides e em Luxor! Aqui como muitos deles têm lojas, a coisa funciona de maneira diferente. Quando chegámos ao mercado, eu comprei logo uns quantos escaravelhos para oferecer (para os antigos egípcios o escaravelho é símbolo de dinheiro e de sorte.), com esta compra lá se foi muito do nosso dinheiro! Entretanto o Francisco queria comprar umas areias, e o gajo queria 60 EL, o Francisco lá regateou, mas o gajo não estava a ceder muito bem. Entretanto eu fui lá e disse ao gajo a verdade, que nós tínhamos saído muito à pressa do hotel e tínhamos lá deixado o dinheiro quase todo, e que a seguir ainda íamos jantar e precisávamos do dinheiro que tínhamos. O gajo lá foi porreiro, e fez-nos a cena a 20 LE e ainda nos ofereceu outro escaravelho. Antes de irmos embora da loja dele, perguntámos onde se vendia coca cola barata (a coca cola lá para os turistas carregam bem no preço!), e ele foi comprar duas pepsis para nós! e ofereceu-nos! :-o

Depois disto fomos jantar, a uma cadeia de restaurantes de luxo Francesa! O jantar foi num cruzeiro, pelo Nilo. E foi a primeira vez que comi comida boa desde que lá estava (tirando os fast-food), o jantar foi peito de frango grelhado com arroz branco! Claro que isto não é nada de especial, mas só o facto de eles não terem estragado o frango com os temperos deles, soube maravilhosamente bem! Depois do jantar houve animação e de sobremesa um gelado óptimo! A animação consistia num gajo a dançar com uma saia bué grande e ele andava à roda o tempo todo. Mas aquilo é preciso muita técnica! Ele teve para aí 30 minutos a andar à roda!!! E depois foi a dança do ventre (escusado será dizer que os homens egípcios e não egípcios estavam ali todos babados). O Casal de Portugueses que tinha feito de manhã as excursões connosco também jantou connosco, e mostraram-nos as compras que tinham feito no mercado, uns relógios Omega que trabalhavam com o movimento do pulso por 10€! Estava decidido, tínhamos que voltar ao mercado do Cairo. Eles lá nos explicaram onde é que ficava a loja, Jordi, para nós irmos lá.

Depois foram as despedidas, eles iam-se embora no dia seguinte de madrugada para Portugal. Trocámos e-mails. e pronto, lá fomos nós para o hotel, já cheios de sono.

0 comentários:

Enviar um comentário


up