Egipto - Dia 3

Eram exactamente 2h da manhã quando o despertador começou a tocar, o sono era muito mas o entusiasmo também! Por isso lá nos levantamos a muito custo, e fomos ao restaurante do navio, buscar uns sacos que tinham preparado para cada um com o pequeno almoço! O guia também nos disse que podíamos levar as nossas almofadas para dormir na viagem, por isso eu e o Francisco aproveitamos e fomos também buscar as almofadas, e lá se fez o grupo ao caminho! O nosso autocarro ia cheio. Antes de iniciarmos a viagem propriamente dita, paramos numa praça com muitas camionetas (para aí umas 30), onde a polícia do turismo se juntou a nós, assim iniciamos a viagem pelo deserto durante a noite! Devo dizer que foi um dos cenários mais bonitos que já vi em toda a minha vida! O deserto...o céu...as estrelas! Estava fascinada, ainda disse ao Francisco "Não durmas aproveita a vista" mas passado 30 min já estávamos os 2 a dormir, apesar de não ser muito confortável, o cansaço era muito! Por volta das 8h da manhã chegámos ao tão esperado templo de Abu Simbel(que na verdade são 2 templos), junto ao lago Nasser.
(Sobre Abu Simbel: http://pt.wikipedia.org/wiki/Abu_Simbel)
À hora que chegámos ao templo o calor já apertava, mas nós queríamos ver tudo!!! Ficámos admirados com a dimensão do templo, e também um pouco decepcionados por constatar que a falta de cuidado com as coisas não era só no museu mas era generalizada! Havia coisas escritas nas pernas das figuras tipo "mohamed 1880" , as pessoas podiam tocar nas coisas mesmo dentro dos templos. É pena, porque num futuro (não tão longínquo quanto isso), não vai haver maneira de recuperar estas maravilhas. Os dois templos são fascinantes por dentro, mas o principal, na minha opinião, é realmente a fachada escavada na rocha e posteriormente movida pela Unesco devido ao aumento do nível da água, que ameaçava a destruição desta maravilha. por volta das 10h da manhã saímos do templo e continuámos viagem (devo dizer que a esta hora já estava um calor INFERNAL).
Fomos então ver a barragem de Assuão (que na minha opinião não tem nada de especial), a visita a barragem de Assuão foram 10 minutos para tirar fotografias e toca a andar!
De seguida apanhamos um barco muito agradável (tirando o cheiro a petróleo) para irmos visitar o templo de Philae que se encontra numa ilha. A viagem de barco foi bastante rápida, mas soube bem, porque apesar de a esta altura o dia ainda mal ter começado o cansaço acumulado já era muito e o calor não ajudava. O templo de Philae era bastante bonito, principalmente por se situar numa ilha, ou seja tem uma vista fantástica! Neste templo deixavam fotografar por dentro. Não tivemos muito tempo lá. Mas no pouco tempo que lá estivemos encontrámos um gatinho (em muito mau estado), mas bastante sociável! É engraçado porque no antigo Egipto o gato era um animal sagrado (representação da Deusa Bastet), e actualmente no Egipto o gato é "só" mais um animal.
Lá saímos do templo de Philae e dirigimo-nos a uma visita ao obelisco inacabado. Que na minha opinião não tinha nada de especial, a não ser a forma de como é que os antigo Egípcios construíam obeliscos ENORMES feitos de uma única rocha maciça, e depois os moviam de sitio. A visita ao obelisco foi rápida pois já eram quase 16h e ainda não tínhamos parado, nem almoçado. Por isso a coisa que mais desejávamos era voltar para o cruzeiro!
A volta para o cruzeiro foi bastante interessante porque foi feita de Feluca (barco típico do Nilo), e parecendo que não, depois de mais de 12horas acordados, a andar, no deserto, sentar num barco (é tipo barco à vela) a apreciar a paisagem, é fascinante!
Quando chegámos ao cruzeiro estávamos esfomeados, mas quando vimos o que havia para comer metade da fome foi-se. Basicamente o nosso almoço foi arroz com feijão(como já se começava a tornar hábito)!
Depois de almoço seguimos para visitar o templo de Kom-ombo, que não apreciei assim tanto, pois já era uma mistura de arte egípcia com arte greco-romana. A visita em si foi interessante, foi o primeiro templo que vimos à noite, e é realmente fascinante! Vimos também um nilómetro onde era possível medir o nível das aguas do Nilo, e o nível da água fazia variar os impostos que as as pessoas tinham que pagar. Se o Nilo estava mais alto, pagavam-se mais impostos.
Depois desta visita ao templo de Kom-Ombo, fomos novamente para o cruzeiro para jantar (isto já seriam cerca de 22h), novamente o jantar foi arroz com lentilhas! e por volta das 24h fomos dormir, já completamente exaustos! Caímos na cama que nem uns anjinhos!!

0 comentários:

Enviar um comentário


up