Egipto - Dia 2

O dia começou MUITO cedo, e como estávamos cansados da viagem foi difícil levantar o rabo da cama. Mais difícil ainda foi fazer que o Francisco levantasse o rabo da cama!! Bem.. enquanto ele ganhava coragem para se levantar eu tive que ir ver tudo! E qual é o meu espanto quanto vou à varanda do quarto e vejo nem mais nem menos do que as Pirâmides de Gizé!!! Claro que a excitação era tanta que nem o Francisco conseguiu dormir mais!!! E pronto, lá fizemos as malas e tomamos o pequeno almoço, para então irmos às Pirâmides!
Quando chegamos às pirâmides, ficamos completamente sem palavras pela dimensão e também pela quantidade de gente!!!
Infelizmente não tivemos tanto tempo quanto desejávamos para ver as pirâmides. Mas a sensação é única!
Para quem quiser saber um pouco mais de história: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pirâmides_de_Gizé
O local das pirâmides estava cheio de vendedores (ou devo dizer ladrões?!?!), já tinha ouvido dizer que os egípcios era chulos, mas aquilo foi por de mais! E era só o primeiro dia!!!! Primeiro querem gorjeta para tudo, até para aquilo que não fazem (ou que fazem sem lhes pedirmos)!
Quando eu e o Francisco chegamos ali, ainda estávamos muito, veio logo um gajo com um camelo ter connosco e disse que tirar uma foto em cima do camelo era de borla e claro que eu o Francisco aceitamos! Entretanto o Francisco já estava em cima do camelo e o gajo levantou o camelo (Com o Fra verdinhos ncisco lá em cima), claro que ele não disse que andar de camelo não era de borla. Mas quando o Francisco já lá estava em cima já não havia muito a fazer... e pronto o Francisco lá andou de camelo lá tiramos as fotos com o camelo, e no fim toca a desembolsar! O gajo dizia "what makes you happy makes me happy" ,"It's 100 E.P" (à volta de 13€). lá acabamos por pagar 80EP (10€). Entretanto no meio desta cena toda, tava um vendedor (Egípcio) a ver a cena, (ele já nos tinha vendido umas pirâmides e acho que deve ter sido o único gajo a não nos aldrabar!!) veio ter connosco e disse-nos para não falarmos com ninguém! Mas claro está, eu sou uma pessoa muito educada, e acho mal quando vêm falar comigo eu não responder. E lá veio outro meter conversa connosco, e como gostava muito de Portugal (Cristiano Ronaldo) "deu-nos" um gift que nós totós aceitamos (não devíamos ter dado conversa). Ele já queria uma nota de 5€ como recordação de Portugal (os gajos são espertos!!) e não nos largou enquanto não lhe demos dinheiro. Mas nós não tínhamos notas(euros), então dei-lhe 2€ para "recordação" mas como os 2€ não lhe chegavam já não se importava de receber a recordação em EP, lá acabamos por lhe dar 10, porque o gajo não nos largava MESMO! Enfim, depois de termos sido chulados e visto as pirâmides lá fomos para o auto-carrro (como disse o tempo não era muito). Seguidamente fomos ao Museu do Cairo, infelizmente a visita também foi curta (cerca de 1h), vimos tudo o que nos foi possível a correr ( ou seja não vimos quase nada), nem sequer vimos múmias!! (ok, é triste ir ao museu do cairo e não ver múmias!) No entanto devo dizer que fiquei bastante impressionada com o Museu do Cairo, no bom e no mau sentido! As peças que eles lá têm são lindíssimas e de valor incalculável, por outro lado está para lá tudo amontoado, sem iluminação como deve ser, sem protecção, as pessoas podem tocar na maioria das coisas, e está claro, aquilo com o passar do tempo vai-se deteriorando! Os Egípcios ficam todos danados por terem as obras deles espalhadas pelos vários museus do mundo, e por eles estaria tudo o que pertencia ao antigo Egipto ali. Mas a verdade é que os outros países tratam melhor das maravilhas deles, do que eles próprios!
No meio da visita ao museu eu aproveitei para ir ao WC (primeira vez que fui a um WC no Egipto fora do hotel), a casa de banho era NOJENTA! E claro, estava lá uma senhora a pedir gorjeta (que a única coisa que fez, completamente inútil, foi abrir-me a porta da wc) e quando percebeu que eu não lhe ia dar gorjeta não me queria deixar ir mijar!!! Onde é que isto já se viu?!?! O que me safou foi uma Alemã que viu o que se estava a passar e disse à gaja que à porta do WC estava escrito "NO TIPS". A casa de banho não tinha luz (ainda bem porque assim não consegui ver o chão todo mijado), não tinha papel higiénico, a porta não fechava e o autoclismo não funcionava!
Depois da rápida visita ao museu fomos almoçar a um restaurante num barco no Nilo, bastante agradável, mas a comida era intragável! Eu só comi massa, e o Francisco comeu massa com almôndegas de borrego (realmente nós Portugueses temos muito boa comida!)
De seguida lá fomos nós para o Aeroporto para apanhar o Vôo para Assuão, onde o cruzeiro nos esperava!
Durante o Vôo nem eu nem o Francisco conseguimos pregar olho (apesar de termos umas horitas de sono a menos), a excitação era tanta por irmos fazer um cruzeiro (nem eu nem ele nunca tínhamos feito um cruzeiro), e por ser no Nilo, e por estarmos a sobrevoar o deserto! Sei lá...tudo aquilo era para nós novidade, por isso dormir estava fora dos nossos planos!
Quando chegámos a Assuão ficámos espantados! As casas já tinham um ar decente e tinham ar europeu, as ruas eram limpas e arranjadas. Aquela cidade pareceu sem dúvida melhor tratada que o Cairo! Ali também já havia alguma sinalização para os automóveis.
Quando chegamos ao cruzeiro ficamos UAU! Este é o nosso cruzeiro?! Tivemos sorte com o camarote, porque devido a um erro da agência de viagens não ficamos no barco em que era suposto ficarmos, e então o agente para nos compensar deu nos o melhor camarote do barco, ou seja no topo, com a melhor vista :P
Nesse dia ainda demos um mergulho na piscina do barco, que eu na altura achei muito pequenina para tanta gente.....
Entretanto durante o jantar o agente veio falar connosco(isto já eram quase 23h) para nos propor a excursão a Abu Simbel, excursão que eu não queria perder por NADA! No entanto ele disse que nos tínhamos que levantar às 2h da manhã, para deixarmos o barco às 2h30 e a excursão tinha a módica quantia de 105€/pessoa.
Depois de termos dormido pouco na noite anterior, e de termos feito 2 viagens de avião em menos de 24h a última coisa que queríamos era ter que acordar CEDO! (tipo dormir 2horas). Mas como eu queria MESMO ir, lá dei a volta ao Francisco e lá pagamos a excursão e fomos para o quarto. O Francisco dizia que não valia a pena dormir porque eram só 2horas blá blá blá. Mas ao fim de 10 minutos deitados já estávamos a roncar!!!

0 comentários:

Enviar um comentário


up