Mac OS para iniciantes

Na onda do post anterior, decidi fazer um post tecnológico.
Atenção que não pretendo "elevar" nenhum dos SO.
Hoje já não é voltado para os iPads, nem para iPhones, mas sim para os macs!
Este post é uma ajuda aqueles que compraram recentemente macs e estão na transição de windows para mac. Apesar de eu achar que esta transição é mais simples que a contrária, para quem trabalhou toda a vida com windows isto pode ser um verdadeiro desafio. Hoje em dia os macs já são compatíveis com quase tudo, isto porque usam processadores da intel. Mas tudo num tudo é diferente. Vamos então começar pelo essencial (felizmente já não uso w
indows para vos apresentar as compações em print screen.

Para configurar a imagem de fundo de desktop:
carregar com a tecla direita do mouse(ou 2 dedos no touchpad), alterar fundo do ambiente de trabalho e basta arrastar a imagem que querem para o quadrado superior, e txanam!
Finder (My computer)

O equivalente ao “my computer” é o finder que é o icon com uma
cara azulada do lado mais à esquerda da dock (isto tudo poderá ser alterado pelo utilizador).
Aqui tal como no my computer, podem encontrar os discos que têm ligados, a pasta dos do
cumentos, a pasta geral do utilizador, os documentos utilizados mais recentemente entre outras coisas.


Barra de cima
Para verem as características do vosso mac, vão à barra de ferramentas ao símbolo da maça.
Carregam "sobre este mac", e abre-se uma janela onde têm uma opção que diz "mais sobre este mac" nesta janela vocês podem monitorizar várias coisas como o estado da vossa bateria.
Esta barra superior também dá informações relativas à duração da bateria, caso tenham dropbox o icon da dropbox também irá aparecer, entre outras coisas.
Esta barra "transforma se" conforme o programa que estiverem aberto naquela altura.
Se estiverem a usar por exemplo o photoshop vão aparecer as opções relativas ao photoshop.
Ainda carregando na maçã e escolhendo a opção preferências do sistema, podem configurar o exposé, que dá muito jeito, podem configurar uma funcionalidade bastante prática por exemplo se forem ao canto direito do ecrã com o mouse vão ver todas as janelas que têm abertas. (claro que dá para configurar de outras maneiras). Têm também o spaces, que permite ter vários ambientes de trabalho. Para ser mais fácil de se organizarem quando estão a trabalhar com um montão de janelas.
Ainda na Barra de cima, têm um símbolo com uma lupa, onde podem fazer pesquisas muito mais eficientes do que aquelas que se fazem no windows, aí podem procurar por tudo, aplicações, documentos e podem até fazer contas directamente na lupa, que têm logo o resultado!


Dock
A dock(barra de baixo), é onde se encontram algumas das aplicações que vocês possuem. Esta barra é possível personalizar, se quiserem tirar as aplicações carregam com o botão direito e escolhem a opção remover da dock. Para adicionar basta arrastar a aplicação que querem para a dock(os icons à volta afastam se para o lado). Esta barra corresponde aqueles atalhos que se metem no desktop do windows.
Outra coisa bastante útil é que para se deitar algo para o lixo basta arrastar. E a mesma coisa para fazer eject de pens e discos, basta arrastar o icon da pen para o disco.
Para mudarem os icons o processo é parecido, vão ao programa que querem carregam em informações, e em cima do lado esquero aparece o icon actual, basta arrastarem o novo icon para essa janela. Atenção que há icons que não dão para mudar assim, necessitanto de um programa chamado "candybar" é um programa pago, mas podem usar o trial. Caso queiram icons, podem procurar no google, o deviantart tb tem muitos bastante bons.

Dashboard
Para além disto têm funcionalidades interessantes como a dashboard(existe um atalho no teclado para isso) , onde podem por widgets(mini aplicações), para fazerem download deste widgets basta irem ao dashboard, carregar no + e escolhem o que diz
gerir widgets, há lá uma opção que diz mais widgets, se carregarem vão para o site da apple onde podem procurar widgets por categoria.
Actualmente a aquisição de aplicações é muito mais simples através da mac store. Podem procurar por categorias, as mais vendias e afins. A instalação é feita automaticamente.

0 comentários:

Enviar um comentário


up