iPhone 4 - Garantia problemas

Bem, que segue o meu blog à mais tempo, deve tar recordado que o ano passado quando saiu o iPhone 4, o Francisco me ofereceu como prenda de anos. Foi comprado em Inglaterra. E correu tudo bem até agora... Que o butão Home deixou de funcionar como deve ser o iPhone já passou do primeiro ano de garantia, e como foi comprado em Inglaterra não me querem dar o segundo ano. Porque dizem que a garantia internacional da apple é só de um.  Bullshit. Estive a ler a garantia da apple, e não fala lá em lado nenhum em garantia internacional.

Incluindo na garantia, apesar de dizer que é de 1 ano, diz o seguinte:

"OS BENEFÍCIOS CONFERIDOS POR ESTA GARANTIA ACRESCEM AOS DIREITOS E MEDIDAS CONSTANTES DE LEIS E REGULAMENTOS DE PROTECÇÃO DOS CONSUMIDORES QUANDO ESTES ESTEJAM COBERTOS POR ESSAS LEIS E REGULAMENTOS NO PAÍS DE AQUISIÇÃO OU NO PAÍS DE RESIDÊNCIA."


Ou seja, para além de 1 ano de garantia existe o segundo ano (ou mais), no caso de a lei do país de compra ou de residência assim o preveja.
Quer em Inglaterra, quer em Portugal existem os 2 anos de garantia devido a uma directiva que saiu para comércio dentro da UE. Onde se pode ler o seguinte:

"Directive 1999/44/EC, May 1999 from the European Parliament stipulates that by 1st January 2002 all member states must have altered their legislation to comply with new consumer laws. These new laws will ensure that all new consumer goods, including cars, carry at least a two-year warranty and used consumer goods have a minimum of a one-year warranty.
The EU is concerned that consumers are given a high level of consumer protection. This applies not only to transactions by persons acting in the course of a business but also to transactions by private individuals. It implies that consumers living in one country of the EU should be free to purchase goods in another territory of the EU on the basis of a uniform minimum of fair rules governing the sale of consumer goods. Apart from strengthening consumer protection the Directive will also improve the development of sale of goods via “medium and long distance communication technologies” (the Internet in other words). The legislation seeks to unify the disparate laws throughout the EU such as the English Sales of Goods Act (Scottish Law is slightly different)."


(para quem quiser ler o resto, fica aqui o link)


Como é lógico a maneira de funcionar da apple não se poder sobrepor às leis da UE. Isto é tudo muito bonito, mas e explicar isso ao gajo da PC-clinic??

Entretanto já me fui informar junto à direcção geral do consumidor, e tenho a lei do meu lado, e caso se recusem a arranjar o meu iPhone vou apresentar queixa à DGC, que funciona a nível Europeu.
Depois de muito estrabuchar na pc-clinic lá ficaram com o meu iPhone para falarem com a Apple, para ver se era possível arranjar ou não o iPhone. De maneira que estou à espera de novidades. (já deixei lá o iPhone na terça feira).

Sinto a falta do meu bébé :(



7 comentários:

kincas disse...

A garantia no UK é de 1 ano. Se foi lá comprado é esse o prazo da mesma.

Pode apresentar a queixa onde bem entender que só vai fazer figuras tristes.

Anonymous disse...

1º - A PC Clinic deve ser dos sítios com pior fama. Nunca fui lá, mas do que já me disseram e li em fóruns, nunca punha lá os pés.
2º - Tu podes comprar uma extensão de garantia na Apple.
3º - O Home Button arranja-se no eBay praí a 1€ e não deve ser difícil de trocar (digo eu..). O melhor para ti é isto - http://www.touaquitouai.pt/

PunkRockPrincess disse...

tem que se informar melhor a garantia no UK são 2 anos, assim como no resto da UE.

kincas disse...

To PunkRockPrincess.

Quem tem de se informar melhor é você.
O UK não transitou até à data essa directiva para o seu direito interno. Assim a validade da garantia por lá é de 1 ano. Como acontece também ainda noutros países da EU. Portugal foi dos primeiros a transpor essa directiva. Mas muitos outros ainda não o fizeram.
Se quiser pode é processar o estado britânico por tal.

Anonymous disse...

exacto no reino unido é só um ano de garantia...

Anonymous disse...

Ainda não percebi porque não foi a uma loja Apple com assistência técnica! Levava a factura de compra e mesmo estando fora da garantia eles tratavam disso! Até porque tudo o que seja hardware tem de ir sempre para a Apple! Tenho um iPad que avariou e foi para a Apple!

PunkRockPrincess disse...

Porque nao existem lojas apple em portugal..

Enviar um comentário


up